Após a Ford confirmar o fim do Focus, outra marca tradicional parece prestes a abandonar modelos icônicos para focar em SUVs. Desta vez, trata-se da sueca Volvo, que deixará de lado suas peruas para investir em segmentos mais lucrativos.
A informação foi confirmada pelo próprio chefão da marca, Jim Rowan, ao portal britânico AutoExpress, anunciando uma redução no número de carrocerias oferecidas, priorizando utilitários esportivos e sedãs. Para o executivo, “é caro lançar novos modelos e ainda mais caro mantê-los no mercado”. Assim, a estratégia da Volvo será concentrar esforços em plataformas compartilhadas, aumentando o volume de produção sem diversificação excessiva.
Rowan justificou a decisão dizendo: “Estamos fazendo escolhas estratégicas sobre onde queremos atuar. Nosso diferencial está nos SUVs — boa altura do solo, muita segurança — e acreditamos que podemos proteger esse nicho contra a concorrência, em vez de nos dispersarmos com muitos modelos.”
Por outro lado, essa abordagem focada pode abrir espaço para sedãs esportivos e SUVs capazes de desafiar as linhas RS da Audi e M da BMW. O diretor de produto e estratégia da Volvo, Erik Severinson, reforçou essa possibilidade ao afirmar: “Sempre há um nicho. Há consumidores que buscam a versatilidade de um carro familiar, mas também desejam alto desempenho.”

Severinson acrescentou: “Acredito que existam oportunidades dentro dos segmentos principais para criar boas variações, mas não podemos nos desviar completamente para outro tipo de produto… se é que me entende.”

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Volvo
Futuro está na linha EX/ES
Os sedãs elétricos ainda não estão mortos — pelo menos é nisso que a Volvo aposta com o lançamento do ES90. O modelo promete se destacar pela autonomia e pelo carregamento rápido. Embora o EX90 seja maior e, provavelmente, mais caro que o ES90, o novo sedã sueco de quatro portas é, na verdade, o carro elétrico mais avançado da Volvo até o momento. Conectado a um carregador rápido de 350 kW, ele pode recuperar até 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Segundo o ciclo WLTP, a versão com dois motores pode atingir até 700 km de autonomia com carga completa.
Baseado na mesma plataforma SPA2 do SUV EX90, o ES90 se diferencia por utilizar um sistema elétrico de 800 volts, em vez dos 400 volts do EX90. Isso permite recargas significativamente mais rápidas em carregadores DC de alta potência.

Foto de: Volvo

Foto de: Volvo
Volvo EX30 Cross Country
Além do ES90, a Volvo prepara para 2025 a estreia do EX60, uma alternativa elétrica ao XC60. Seguindo essa estratégia de eletrificação, a marca também lançou recentemente o EX30 Cross Country, uma versão off-road do menor elétrico da Volvo. O modelo recebeu mudanças visuais e estruturais em relação ao EX30 convencional, incluindo altura elevada em cerca de 20 mm, rodas de 19 polegadas e a opção de pneus off-road de 18 polegadas.
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