Com informações de Fábio Trindade – O Volvo XC90 2025 foi lançado oficialmente no Brasil, meses após sua estreia internacional em setembro. O SUV reestilizado foi mostrado ao público no ExpoLondrina e agora chega às concessionárias nacionais, acompanhado do inédito modelo elétrico EX90. Ambos estarão disponíveis para encomenda ainda em abril.
O Volvo XC90, nascido há 22 anos e destinado a cumprir seu papel de carro-chefe entre os utilitários esportivos da sueca, recebeu novas linhas para 2025. Ele mantém firmemente seu papel de topo de linha em conforto, sem perder nada em termos de estilo e design minimalista, tão característicos ao fabricante sueco.
6
Fonte: Volvo
Suas dimensões continuam generosas com seus 5,03 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,74 m de altura. Mas o que realmente chama atenção é como a Volvo conseguiu equilibrar essa imponência de um SUV com linhas limpas e elegantes resultando em um estilo atemporal.
A frente é dominada pelos faróis em forma de martelo de Thor, mais recente assinatura de estilo da Volvo, agora com animação em LED que parece dar “vida” ao SUV. Essa animação não é apenas digital, mas também física quando ele se divide para o farol alto surgir de trás do conjuntos. A grade frontal é completamente fechada, estilo marcante que “lembra” que este é um veículo 100% elétrico, eliminando a necessidade das grandes entradas de ar dos veículos com motores a combustão.

Foto de: Motor1 Brasil
Na traseira, as lanternas se conectam à tampa do porta-malas, mas também possuem as tradicionais luzes integradas que sobem pela coluna. Isso reforça a impressão de um SUV ainda mais largo, especialmente nas versões com rodas de 22″. A Volvo também inovou com a inclusão de câmeras em substituição aos retrovisores tradicionais, contribuindo para uma estética mais limpa e o coeficiente aerodinâmico de 0.29 cx, algo raro para um SUV de mais de 5 metros.
O interior do EX90 chama a atenção pela sofisticação e minimalismo. A marca sueca não economizou e adicionou um painel de instrumentos digital que tem a sua função “dobrada” com head-up display. Um dos pontos que mais chamam a atenção é a quase completa ausência de botões. A Volvo optou por reduzir o número de controles físicos ao mínimo, deixando o painel limpo e organizado.

Foto de: Volvo

Foto de: Volvo
Grande parte das funções é acessada por meio de uma tela central de 14″, desenvolvida em parceria com o Google. O SUV também recebeu evoluções na parte de infoentretenimento, passando a adotar nova multimidia de 12,3 polegadas e alta resolução capaz de receber atualizaçõe regulares de software remotamente (over-the-air). Para os puristas, ainda há um controle físico de volume e os comandos do vidro nas portas, mas o restante é totalmente digital.
Como se trata de uma atualização de meio de vida, não há mudanças substanciais no que diz respeito aos motores. Com a despedida confirmada dos motores a diesel, o XC90 topo da gama utilizará um sistema híbrido plugin com um 2.0 turbo de 310 cv trabalhando em conjunto com um elétrico de 145 cv. que, combinados, geram potência de 462 cv.

Foto de: Volvo
No modo elétrico, o SUV é capaz de rodar 47 km de autonomia no modo Pure Electric com uma única carga. Enquanto no modo tradicional, segundo a Volvo, a autonomia é em torno de 550 km. Em termos de suspensão, usam-se amortecedores adaptativos e com modos selecionáveis.
Falando em tecnologia, o XC90 também evolui em termos de segurança, otimizando esse aspecto com um radar e uma câmera frontais, capazes de detectar qualquer invasão da pista contrária e retornar à própria pista para evitar o risco de colisão. O sistema também ajuda a evitar a condução inadvertida para fora da estrada. Além disso, ele é capaz de frear e dirigir para evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte.

Foto de: Volvo
Com produção em Torslanda (Suécia), o modelo estará disponível em três versões: Plus, Ultra e Ultra Black. Confira abaixo o que cada uma delas oferece.
Volvo XC90 Plus – R$ 639.950
Itens de série:
-
Pilot Assist (assistente de condução semiautônoma)
-
Sistema de som High Performance
-
Câmbio com acabamento em cristal
-
Ar-condicionado digital de 4 zonas
-
Tela vertical de 11,3″
-
Bancos com acabamento em material nórdico
-
Banco do motorista com memória
-
Assento elevatório infantil central embutido
-
Câmera traseira
-
Rodas de 20 polegadas
Volvo XC90 Ultra – R$ 689.950
Inclui todos os itens da versão Plus, além de:
-
Bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e ajuste de 4 vias com extensão
-
Banco do passageiro com memória
-
Bancos em couro perfurado
-
Suspensão a ar
-
Câmera 360°
-
Rodas de liga leve aro 21
-
Head-up display
-
Purificador de ar (Air Purifier)
-
Sistema de som premium Bowers & Wilkins
-
Tema “Bright” com acabamento interno mais claro e sofisticado
Volvo XC90 Ultra Black – R$ 699.950
Baseada na versão Ultra, mas com acabamento exclusivo:
O SUV XC90 estará disponível para encomendas em todas as 49 concessionárias do grupo Volvo ainda no mês de abril.