Cada vez mais frequentes pelas rodovias brasileiras e argentinas, os flagras de protótipos da nova geração da Volkswagen Amarok mostram que os testes seguem a todo vapor. O flagra mais recente, vindo do país vizinho, mostra como a picape deverá se diferenciar da chinesa SAIC Maxus Interstellar X — ou melhor, como as duas picapes devem se parecer mais do que se diferenciar.
Quando anunciou em abril um investimento de US$ 580 milhões para fabricar a substituta da atual Amarok na Argentina, a Volkswagen também explicou que o modelo seria distinto da nova geração global, feita em parceria com a Ford e que, em essência, é uma versão rebatizada da atual Ranger.
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Fonte: Motor1 Argentina
O projeto chamado Cyclone, que pretendia dar origem a essa Amarok sul-americana com base na Ranger – como acontece em outros mercados – acabou cancelado ainda no início de seu desenvolvimento.
Em seu lugar, a VW optou por um facelift na geração atual, lançado no ano passado. Agora, a nova “Amarok South America” utilizará mecânica, suspensão e parte elétrica da chinesa SAIC. A grande dúvida é quanto a versão final que será vendida pela marca alemã mudará em relação à Maxus Interstellar X.

VW Amarok II (América do Sul)
Foto de: Motor1 Argentina
Caso o protótipo visto na Argentina já seja próximo do produto final – e não apenas uma mula de testes, quando se usa a carroceria de outro modelo com o que há na prateleira do fabricante – tudo indica que a picape da VW terá poucas diferenças visuais em relação à versão já vendida pela SAIC. Na unidade flagrada, nem mesmo o design das rodas de liga leve foi alterado. Por outro lado, imagens de teaser divulgadas pela Volkswagen mostraram uma identidade visual exclusiva na dianteira. Pode ser que a marca ainda não tenha aplicado diferenciações estéticas e esteja testando o conjunto mecânico.
Segundo os autores que registraram o protótipo em movimento, as lanternas traseiras exibiam luzes verticais em LED cortando a caçamba no mesmo estilo da versão Maxus. “Parecia uma caminhonete muito grande, especialmente mais alta e mais larga do que outras picapes médias”, comentou um dos autores do flagra.

Foto de: Motor1 Argentina
O que já está certo é que essa nova plataforma permitirá à Volkswagen introduzir novas opções de motorização. A base estrutural foi projetada para receber conjuntos a gasolina, híbridos e até mesmo 100% elétricos.
Na ocasião do anúncio do investimento para a nova linha em Pacheco, a Volkswagen destacou a aliança global com o Grupo SAIC: “Na VW, temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Este novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas. É normal fazer esses desenvolvimentos conjuntos entre a VW e a SAIC. Neste caso, a cooperação foi no desenvolvimento de toda a parte técnica do projeto Amarok América do Sul”, enfatizou Thomas Schäfer, CEO global da Volkswagen.