Search
Close this search box.

VW Argentina confirma que nova Amarok será híbrida

A Volkswagen confirmou nesta segunda-feira (5) que a nova geração da Amarok, a ser lançada em 2027, terá motorização híbrida. O anúncio foi feito em Buenos Aires, durante reunião entre executivos da montadora e o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, como parte do detalhamento do investimento de 580 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco.

Após o encontro, o governo argentino divulgou um comunicado oficial destacando a relevância do projeto:

“O Ministro da Economia, Luis Caputo, e o Secretário de Coordenação da Produção, Pablo Lavigne, realizaram uma reunião no Ministério da Economia com representantes da Volkswagen Argentina. Durante a reunião, eles discutiram o investimento de 580 milhões de dólares da empresa para desenvolver a nova pick-up Amarok Hybrid na fábrica localizada em General Pacheco”.

Batizado internamente como ”Amarok South America”, o projeto será exclusivo para a região e marca uma mudança de rota. A nova picape deixa de ser um produto 100% desenvolvido pela Volkswagen na para se tornar uma derivação da Maxus Interstellar X, já vendida na China com versões diesel e elétrica. A parceria com a SAIC vai além da base: envolve motorização, soluções eletrificadas e parte do desenho.

A nova plataforma permitirá receber motores a gasolina, diesel, híbridos e até elétricos. Mas o foco declarado da marca é a eletrificação. Com isso, tudo indica que o V6 turbodiesel, que ainda hoje diferencia a Amarok no segmento, não terá lugar na nova geração. A tendência é de adoção de conjuntos mais eficientes, capazes de atender às regras de emissões e se enquadrar no RIGI, o regime argentino que oferece incentivos para veículos eletrificados.

No visual, os protótipos flagrados no Brasil e na Argentina não parecem muito diferentes da versão vendida pela SAIC. As proporções são generosas, e as lanternas verticais em LED cortando a caçamba são idênticas às do modelo chinês. Caso o desenho da versão final siga fiel à Interstellar X, a Amarok repetirá o caminho da Fiat com a Titano, que compartilha carroceria com a Peugeot Landtrek e a Changan Hunter.

A flexibilidade da nova base é um dos pilares da cooperação entre VW e SAIC, como destacou o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer: “Temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Este novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas.”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…