Além da confirmação da chegada do novo Tiguan ao país, a Volkswagen do Brasil também detalhou seus futuros híbridos nacionais. O primeiro modelo dentro da linha eletrificada será produzido na planta de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O complexo, vale lembrar, é responsável hoje por boa parte da linha de compactos da marca alemã, como o hatch Polo, o SUV Nivus e a picape Saveiro. Ainda que a Volkswagen não tenha revelado especificamente qual será o modelo estreante, é possível afirmar que não será a Saveiro, único derivado da antiga base PQ24 (com origem no Gol) e que deverá sair de cena em breve, dando lugar a uma nova picape derivada da plataforma MQB, já flagrado em testes.
40
Outro produto que talvez não esteja entre as primeiras prioridades é o Polo. O hatch, cuja geração atual foi lançada em 2017, hoje possui apenas três versões. A mais barata delas, a Track com motor 1.0 MPI, é justamente a mais vendida, em especial para frotistas. Considerando o ganho tecnológico que virá com a eletrificação, é mais plausível que a marca invista em um modelo com maior margem – leia-se mais caro.

4
Fonte: Placa Verde
A grande aposta recai sobre o SUV cupê Nivus. O modelo, vale lembrar, já foi visto recentemente rodando com uma carroceria alterada em tamanho e proporções, possivelmente testando seu novo conjunto de motorização e periféricos, ainda sem adotar as futuras linhas de estamparia.

3
Investimento bilionário
Relembrando, a marca investirá R$ 16 bilhões no país até 2028, valor que inclui quatro modelos inéditos. Nessa lista entram o Tera, a futura picape intermediária e, como peças centrais, as novas gerações de T-Cross e Nivus. Essa nova fase permitirá o uso de uma plataforma atualizada, chamada MQB Hybrid, possivelmente uma combinação entre a MQB-A0 usada hoje e a base revisada que estreou no T-Roc europeu.
A atualização permitirá avanços em sistemas de condução, dimensões e eletrificação em níveis mais amplos. Inicialmente, a marca deve trabalhar com o eTSI, que agrega um sistema híbrido-leve ao novo motor 1.5 turbo, já confirmado para produção em São Carlos (SP).

29
Fonte: Volkswagen
Híbrido leve e híbrido pleno
Além dele, é esperado também o sistema híbrido pleno HEV que estreou recentemente na nova geração do T-Roc, apresentada primeiro na Europa. Como o ciclo de investimentos no Brasil vai até 2028, é provável que as novas gerações dos SUVs compactos já contem com essa tecnologia.
Segundo a revista Autoesporte, o T-Roc servirá como base técnica para os novos T-Cross e Nivus, reforçando declarações de Thomas Schäffer de que o SUV europeu não virá ao Brasil. Tanto a plataforma quanto o conjunto híbrido serão aplicados nos novos T-Cross, Nivus e também na futura picape intermediária. Depois de Nivus e Tera, o design e a engenharia brasileiros ganharam força dentro da matriz para desenvolver soluções e produtos locais, como a própria MQB Hybrid.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com