Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico

VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico

O acordo entre a Volkswagen e o sindicato dos metalúrgicos alemães IG Metal foi fechado, afastando o risco de demissões e fechamento de fábricas na Alemanha. No entanto, não faltam notícias, e entre elas está o futuro do Volkswagen Golf, o modelo mais vendido da história do fabricante alemão. Após uma carreira de 50 anos, ele está se preparando para deixar a fábrica de Wolfsburg e se mudar para o México. Ou melhor, voltar ao México.

Uma mudança importante que terá início em 2027, abrindo caminho para os modelos ID.3 e Cupra Born, que serão baseados na nova plataforma SSP, dedicada ao Volkswagen elétrico do futuro, incluindo o ID.Golf, a versão movida a bateria do carro compacto alemão, previsto para 2029.

Os motivos da escolha

Os comunicados de imprensa da Volkswagen e da IG. Metal não entram em detalhes sobre as razões por trás da decisão de transferir a produção do Golf (tanto de 5 portas quanto de station wagon) para o México, embora seja fácil imaginar: custos de mão de obra e energia.



Foto a: Volkswagen

O salário médio no México é, de fato, 350.000 pesos por ano, o equivalente a cerca de 17.000 euros (fonte: Joinhorizons.com). Na Alemanha, por outro lado, o salário médio de um operário de fábrica está entre 1.550 e 2.150 euros, dependendo da especialização(fonte: Eurostat), em um total anual entre 20.150 e 27.950 euros (calculando treze salários mensais). Mesmo no que diz respeito à energia, a diferença de preço é substancial, o que representa uma economia considerável que permitirá à Volkswagen reabastecer seus cofres. Com todo o respeito pelo carro-chefe “made in Germany” do Golf. 

A mudança para o país da América Central não deve apresentar nenhum problema do ponto de vista da exportação, já que o México é um parceiro comercial da União Europeia há anos e não há taxas alfandegárias entre os dois mercados. Portanto, haveria apenas custos de transporte entre a América Central e o Velho Continente.



<p>Volkswagen Golf, terceira e oitava gerações juntas</p>

Foto de: Motor1.com

Volkswagen Golf, terceira e oitava gerações juntas

Fora com o velho, dentro com o novo 

A outra grande notícia diz respeito ao novo Volkswagen Golf, ou melhor, ID.Golf, um acrônimo que indica de forma incontestável a natureza 100% elétrica da próxima geração do carro compacto alemão. A Volkswagen não está falando sobre isso, mas a IG.Metal, em seu comunicado à imprensa, menciona 2029 como o ano em que a produção começará, desta vez em Wolfsburg. Portanto, a sede ficará sem um Golf por dois anos, tempo suficiente para se modernizar e produzir modelos baseados na SSP a nova plataforma elétrica da VW anunciada em 2021 e planejada para 2026, mas que teve sua estreia adiada para 2028 devido a problemas no desenvolvimento.

A SSP será, na verdade, uma plataforma mecanotrônica, mesclando hardware e software em um nível mais profundo do que nunca. Nos planos da Volkswagen, ela terá que substituir a MEB e a PPE (as plataformas elétricas usadas atualmente) devido à sua capacidade de se adaptar a vários modelos. Seu principal lar será, como mencionado, a fábrica de Wolfsburg e o Golf será sua rainha.



<p>Volkswagen Golf GTI, esboços da primeira e da oitava geração</p>

Volkswagen Golf GTI, esboços da primeira e da oitava geração

Ainda estamos a mais de quatro anos de sua chegada e, naturalmente, ainda é muito cedo para saber como ele será. Embora, em uma entrevista conosco há alguns meses, Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, tenha dito

 “Acho que o que veremos é um design muito puro, muito simples e limpo. Queremos colocar toda a essência e os melhores detalhes da história do Golf. Um Golf sempre será um Golf, eu lhe garanto. E se removermos todos os emblemas, se não deixarmos nada no carro, você o reconhecerá como tal.

A volta do Golf, na versão esportiva GTI, já foi confirmada para 2025. O Golf já veio do México ao Brasil na terceira e sétima gerações e, a partir de 2027, acontecerá com a oitava. Se os acordos entre os dois países seguirem assim, o hatch deverá se beneficiar de isenções de alguns impostos de importação, além da facilidade logística quando comparado ao carro importado da Europa. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quanto Elon Musk na política ameaça a Tesla e o seu império?

DEUTSCHE WELLEi DEUTSCHE WELLE https://motorshow.com.br/autor/deutsche-welle/ 13/03/2025 – 14:20 Investidores questionam o envolvimento do bilionário da…

Volkswagen diz que trabalha em ‘planos alternativos’ para lidar com tarifas dos EUA

Da Redação com Reutersi Da Redação com Reuters https://motorshow.com.br/autor/da-redacao-com-reuters/ 13/03/2025 – 14:30 A Volkswagen está…

CEO global da Fiat confirma Grande Panda como sucessor do Argo

Há tempos a Fiat fala sobre criar uma nova linha de veículos para substituir o…