Desenhado no Brasil, o SUV Tera acaba de desembarcar no mercado mexicano. Será o segundo mercado estrangeiro na carreira do modelo, após já ter estreado também na Argentina. Entre as principais diferenças, o carro que será vendido na América do Norte contará com uma opção de motorização diferente da oferecida por aqui, além de preços mais altos.
A gama mexicana começa pela Trendline, equivalente ao nosso Tera MPI. A diferença é que, no lugar do 1.0 aspirado de três cilindros, essa versão traz o motor 1.6 16V a gasolina, de 109 cv e 15,8 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de um propulsor semelhante ao utilizado na Saveiro no Brasil, mas que no México roda apenas com gasolina.
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Fonte: Volkswagen
Na sequência vem a Comfortline, equipada com motor 1.0 TSI de 99 cv e 16,8 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas. O topo de linha Highline mantém o mesmo 1.0 turbo, mas entrega pacote de equipamentos mais amplo, incluindo assistentes de condução e acabamento diferenciado. Como o modelo mexicano roda somente com gasolina pura, a potência é menor que os 116 cv com etanol ou os 109 cv com a nossa gasolina misturada com até 30% de etanol.
Entre os itens de série, o Tera vendido no México contará com faróis e lanternas em LED, painel digital, central multimídia de 10″ e seis airbags já a partir da versão Trendline. A Comfortline acrescenta rodas de liga leve, volante em couro e piloto automático adaptativo. Já a Highline inclui rodas de 17″, carregador sem fio, iluminação ambiente e assistentes de condução, como alerta de ponto cego e permanência em faixa.

Foto de: Volkswagen
No mercado mexicano, os preços irão partir de 386.990 pesos (cerca de R$ 112,8 mil) na Trendline. A Comfortline é oferecida por 427.990 pesos (R$ 124,8 mil), enquanto a Highline chega a 466.990 pesos (R$ 136,2 mil).

Foto de: Volkswagen
Por aqui, Tera já ficou mais caro
Falando em preços, mesmo tendo sido lançado há cerca de dois meses, o Volkswagen Tera já teve seu primeiro aumento. Todas as versões do novo SUV ficaram R$ 1.900 mais caras, com a tabela agora partindo de R$ 105.890 na configuração 1.0 MPI e chegando a R$ 141.890 na versão High TSI. A nova precificação já aparece no site oficial da fabricante.
O reajuste chama atenção porque vai na direção contrária do que tem acontecido com o mercado. Enquanto várias montadoras reduzem preços ou lançam promoções incentivadas pelo IPI Verde e pelo novo programa Carro Sustentável, o Tera sobe de patamar. A própria Volkswagen, inclusive, já anunciou cortes em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross — mas o SUV compacto de Taubaté ficou de fora.

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
| Versão | Preço anterior | Reajuste | Novo preço |
| VW Tera MPI | R$ 103.990 | R$ 1.900 | R$ 105.890 |
| VW Tera TSI MT | R$ 116.990 | R$ 1.900 | R$ 118.890 |
| VW Tera Comfort TSI AT6 | R$ 126.990 | R$ 1.900 | R$ 128.890 |
| VW Tera High TSI AT6 | R$ 139.990 | R$ 1.900 | R$ 141.890 |
Produzido em Taubaté (SP), o Tera foi posicionado entre o Polo e os SUVs Nivus e T-Cross. Mede 4.151 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.566 mm (o mesmo de Polo e Nivus), 1.504 mm de altura, 1.777 mm de largura (sem os retrovisores) e porta-malas para 350 litros, segundo medição VDA.