Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • VW Tera já não conta mais com série especial The Town

VW Tera já não conta mais com série especial The Town

Divulgada antes mesmo do lançamento oficial do SUV, a série especial Volkswagen Tera The Town já não está mais no catálogo. Oferecida como um pacote opcional para a versão topo de linha High TSI, a edição limitada foi mais uma parceria da marca com o festival musical The Town, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro no Autódromo de Interlagos (SP).

Baseada na configuração High, a série trazia emblemas alusivos nas colunas traseiras, teto pintado de preto, rodas escurecidas e outros detalhes exclusivos. A ideia era clara: aproveitar a força de um dos maiores eventos musicais do país para reforçar a estreia do novo SUV compacto. 

Com o fim da edição especial, a opção de topo do Tera passa a ser a versão High, vendida por R$ 141.890, equipada com o pacote Outfit — oferecido como opcional por R$ 2.330. O conjunto inclui bancos com revestimento parcial em couro e inserto Outfit, retrovisores e maçanetas na cor Preto Ninja, rodas de liga leve diamantadas escurecidas de 17” e teto pintado também em Preto Ninja.



Volkswagen T-Cross The Town 2024

Volkswagen T-Cross The Town 2024 foi o primeiro modelo alusivo ao festival

O Tera, porém, não foi o primeiro modelo a celebrar a parceria. Em setembro de 2023, a Volkswagen já havia lançado o T-Cross The Town para marcar presença no festival. Limitado a 3.000 unidades, o modelo foi baseado na versão 200 TSI e trazia pintura bicolor com teto Preto Ninja, rodas escurecidas, bancos de couro com costura azul, painel digital de 8″ e multimídia VW Play de 10,25″.

Entre os equipamentos, também estavam itens como ACC e frenagem autônoma de emergência. Com motor 1.0 TSI flex de 128 cv e câmbio automático de 6 marchas, o T-Cross The Town chegou por R$ 149.990, mas foi vendido com desconto e condições especiais de financiamento.

SUV já está até R$ 1.900 mais caro

O fim da série The Town veio junto com o primeiro reajuste do Tera. A mudança chama atenção porque vai na direção contrária do que tem acontecido com o mercado. Enquanto várias montadoras reduzem preços ou lançam promoções incentivadas pelo IPI Verde e pelo novo programa Carro Sustentável, o Tera sobe de patamar. A própria Volkswagen, inclusive, já anunciou cortes em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross — mas o SUV compacto de Taubaté ficou de fora.

O reajuste também aumenta a diferença para o Fiat Pulse, que voltou a contar com versão 1.3 aspirada manual, vendida por R$ 98.990. Com isso, a nova entrada da VW fica R$ 6.900 acima do rival da Stellantis. Já na versão 170 TSI manual, agora tabelada em R$ 118.890, o Tera também ultrapassa o Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo manual, de R$ 112.690, por R$ 6.200.



VW Tera Outfit 2026

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Na lista de equipamentos, o Volkswagen Tera tem alerta de colisão com frenagem automática em todas as versões, inclusive MPI manual, assim como a central multimídia VW Play com tela de 10″ e o painel de instrumentos digital, de 8″ até a versão High, que recebe a de 10,25″. Vale observar que o pacote visual Outfit não é mais oferecido como The Town Edition.

Em motorização, o Tera é vendido em quatro versões com duas opções de motor. A 1.0 MPI tem motor aspirado de três cilindros com 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Acima dela, o 170 TSI manual usa motor turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, também com câmbio manual. A partir da versão Comfort TSI, o conjunto passa a ser o mesmo, mas com câmbio automático Aisin de seis marchas, mantido na High. 



VW Tera Outfit 2026

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Versão Preço anterior Reajuste Novo preço
VW Tera MPI R$ 103.990 R$ 1.900 R$ 105.890
VW Tera TSI MT R$ 116.990 R$ 1.900 R$ 118.890
VW Tera Comfort TSI AT6 R$ 126.990 R$ 1.900 R$ 128.890
VW Tera High TSI AT6 R$ 139.990 R$ 1.900 R$ 141.890

Produzido em Taubaté (SP), o Tera foi posicionado entre o Polo e os SUVs Nivus e T-Cross. Mede 4.151 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.566 mm (o mesmo de Polo e Nivus), 1.504 mm de altura, 1.777 mm de largura (sem os retrovisores) e porta-malas para 350 litros, segundo medição VDA.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…