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VW Tera terá 4 versões, mas ficará sem motor mais potente

Convidado especial do Podcast Motor1 Brasil #276, Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen, trouxe novos detalhes sobre o Tera, próximo lançamento da marca. O SUV será apresentado oficialmente nos dias 25 e 26 de maio, durante o festival C6 Fest e em evento para a imprensa, marcando uma etapa importante na estratégia da montadora.

Com papel estratégico dentro do portfólio, o Tera chegará com duas opções de motorização: o 1.0 MPI aspirado, já presente no Polo Track e Robust, e o 1.0 170 TSI, já utilizado nas versões de entrada do Polo e Virtus. Segundo Rawicz, o motor turbo com até 116 cv de potência encaixa-se bem na proposta intermediária do modelo, posicionado entre o Polo e o Nivus. Por isso, uma versão com o 200 TSI de até 128 cv está descartada neste momento.

O executivo não revelou preços, mas deu pistas sobre o posicionamento competitivo do modelo, sugerindo que o Tera atuará em uma faixa ainda não ocupada por concorrentes diretos como Fiat Pulse e Renault Kardian.

Atualmente, o Pulse Drive 1.3 aspirado automático parte de R$ 116.990, enquanto o Kardian Evolution 1.0 turbo manual custa R$ 112.690. Ambos não contam com motor 1.0 aspirado para uma versão mais acessível, algo que o Tera trará como diferencial.

Quatro versões 

Como já antecipado pelo Motor1.com Brasil, o Tera terá quatro versões principais, além de uma série especial chamada The Town, baseada na topo de linha. A configuração de entrada será a MPI MT, equipada com o motor 1.0 aspirado de até 84 cv, combinado exclusivamente ao câmbio manual de 5 marchas. Essa versão mira diretamente o Citroën Basalt Feel, único SUV 1.0 aspirado do segmento, tabelado em R$ 100.490, mas encontrado por até R$ 92.990 nas lojas.

O modelo também contará com a versão TSI MT, uma das grandes novidades, que confirma a combinação do motor 1.0 turbo com câmbio manual de 6 marchas, semelhante ao antigo Polo TSI MT. Essa configuração deve competir com o Renault Kardian na versão de entrada, hoje vendida por cerca de R$ 112.690.



VW Tera Comfort 2025 170 TSI

Foto de: Placa Verde



VW Tera Comfort 2025 - flagra

Foto de: Placa Verde

Já as versões Comfort TSI AT e High TSI AT usarão o mesmo motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático de 6 marchas, como nas versões mais completas do Polo.



Novo Volkswagen Tera (15)

Foto de: Volkswagen

Segurança de série

De acordo com Cláudio Rawicz, o Volkswagen Tera contará com seis airbags de série, como o Renault Kardian e superando o Fiat Pulse, que permanece com apenas quatro bolsas infláveis mesmo após a recente reestilização para a linha 2026.

Entre os equipamentos confirmados para as versões mais completas, destacam-se painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com conectividade via aplicativo, iluminação ambiente interna, assistente de manutenção em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, carregador de celular por indução, faróis de LED, chave presencial, botão de partida e ar-condicionado digital com controles por tela sensível ao toque.



VW Fusca Itamar 001 (1993)

Do Fusca ao Tera

Mais do que um novo SUV compacto, o Tera representa uma continuidade no legado da Volkswagen no Brasil. Desenvolvido inteiramente no país, o modelo foi apresentado pela primeira vez à imprensa durante o Carnaval de 2025, ao lado de dois ícones da marca: o Fusca e o Gol.

Rawicz reforçou que o Tera carrega a missão de assumir protagonismo entre os modelos mais vendidos do país, tanto para o público geral quanto para frotistas. A plataforma MQB A0, já bem estabelecida nos modelos da marca, oferece a base técnica sólida para esse salto, aliada a um visual aventureiro e à altura das expectativas do segmento. Seu carisma entre os consumidores, entretanto, terá que ser conquistado com o tempo, característica que o sessentão Fusca e os mais de quarenta do Gol provam que não se consegue da noite para o dia.

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